Notícias do Dia

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Jornalismo independente: No RN existe?



Veterano jornalista Jurandy Nóbrega: impedido de dizer a verdade, saiu da FM 94.3

Sabe-se, não é a toa que a imprensa é considerada o quarto Poder no Brasil. Esse prestígio deve-se à reconhecida contribuição que a mesma presta com o jornalismo investigativo que realiza, disponibilizando ao Poder Judiciário, caminhos importantes para a investigação de crimes e escândalos financeiro país a fora.

No entanto, questiona-se se existe jornalismo independente. A resposta, se isenta, é não. Os interesses de grupos estão sempre acima da liberdade de qualquer jornalista, agravado pelo fato dos meios de comunicações - Rádio, TV e Jornal - estão na maioria nas mãos de políticos tradicionais em praticamente todos os estados da federação.

No caso específico deste "post", o jornalista de Patos-PB, mas há muitos anos radicado em entre Parnamirim (onde reside) e Natal, é reconhecido entre outras qualidades pela consistência e as vezes até contundência com que fez (fazia) seus comentários políticos no programa diário "Bom Dia Natal", na Rádio Cidade FM 94.3.

Sem maiores explicações, comunicou laconicamente que jornalista não pode ser censurado e saiu.

Fica no ar a dúvida sobre as reais circunstâncias que o levou a pedir para sair. Entre a sua independência e a conveniência da emissora, pertencente ao empresário Haroldo Azevedo, preferiu ficar com a sua liberdade de expressão.

A maioria dos jornalistas, até por questão de sobrevivência não fariam o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário